Sunday, July 02, 2006

Como vai ser

A ideia deste blog surgiu recentemente, mas com raízes nas últimas formações que dei em agricultura biológica. Agricultura biológica é um conceito muito bonito, e até está na moda, mas quando vamos para o terreno, como se faz? Como se ultrapassam as mil e uma dificuldades que surgem nos primeiros tempos, quando só temos conhecimentos teóricos, e poucos, porque a natureza não obedece a manuais, nem a receitas?

Não devemos ter ilusões, não é fácil fazer agricultura biológica, principalmente quando se tenta fazer de um 'modo convencional', simplesmente substituindo os químicos de síntese por químicos autorizados (sim, porque todos são químicos!). No entanto é necessário e urgente encontrar e aprender a usar alternativas, de forma eficiente, quer se faça uma pequena horta para consumo caseiro, quer se pretenda fazê-lo de um modo profissional.

Para fazer agricultura biológica, de uma forma verdadeiramente ecológica é necessário conhecer íntima e profundamente os elementos com que estamos a trabalhar: o ecossistema agrário e o seu funcionamento. Perceber quem são os seus componentes e qual o papel de cada um deles no todo, e de que forma o sistema funciona no seu todo. E tentar trabalhar com eles. De uma forma cooperativa como defendem os fundadores da permacultura, e não de uma forma mecânica e dominadora, contrária ao funcionamento normal dos ecossistemas.
Por isso pensei este blog para tentar compreender os muitos factores associados às plantas que cultivamos e que são o nosso objectivo: o solo e a nutrição das plantas, o clima, os organismos associados - pragas, doenças, auxiliares, e as múltiplas relações entre todos. Por uma questão de organização e facilidade, depois de introduzir os princípios gerais, cada post vai tentar focar uma cultura, não esquecendo nunca que a abordagem da agricultura biológica deve ser ecológica e portanto abranger o todo.
Como já disse, apesar de já ter dado formação em agricultura biológica, os meus conhecimentos são muito limitados. Gostaria que este blog servisse também para troca de ideias, e por isso agradeço a colaboração de todos os que desejarem partilhar os seus conhecimentos ou experiências, que incluirei nos posts sempre que complementarem o que escrevi.

5 Comments:

Blogger Crix said...

Olá Jardineira 'aprendiz'
Parece que todos temos 'um outro lado', rsrs...
E se as cores da terra é um sítio lindo de visitar, este tem um tema igualmente interessante, para mim.
Vou ter muito a aprender por aqui porque quero tirar da minha horta apenas produtos 'limpinhos'...
Força, bjinhos

10:19 AM  
Blogger Jardineira aprendiz said...

Pois é Crix! :)
Não falei deste lado no 'outro' porque ando sem tempo para postar em ambos, neste ando a fazer o próximo post aos poucos, mas também é para fazer sem pressas. Obrigada pela primeira visita!

11:52 AM  
Blogger ez said...

Olá!
Espero que não desista do "outro". E que conserve este! ;)
Até já!
Ez

4:07 AM  
Blogger eco_bio_veg said...

olá jardineira :) gostei do teu blog novo e irei participar com comments smp que tiver tempo e coisas para acrescentar. um beijinho

2:12 AM  
Blogger Jardineira aprendiz said...

Obrigada Irina, és muito benvinda!

8:47 AM  

Post a Comment

<< Home